Como fazer etiquetas de tecido personalizadas em casa
Aprenda a fazer suas próprias etiquetas personalizadas para artesanato!

Neste artigo eu compartilho como fiz minhas próprias etiquetas personalizadas de tecido usando uma impressora jato de tinta comum. 

E se você não tem ou não quer usar uma impressora, também vou dar dicas alternativas para fazer etiquetas diy ou onde comprar etiquetas prontas pelo melhor preço , fique comigo até o final deste artigo! 

Como fazer etiquetas de tecido usando uma impressora em casa

As etiquetas que fiz são essas das fotos neste artigo, gostei tanto do resultado que resolvi contar aqui como fazer!

Eu imprimi diretamente no tecido, mas realizei diversos testes antes de chegar a um resultado aceitável. 

A impressora que usei é uma Canon G2060 com tinta corante original de fábrica.

Tintas pigmentadas podem dar um resultado diferente, sempre faça um teste antes de usar seu material definitivo. 

Na correria que estava não parei para tirar fotos do passo a passo ou resultados de todos testes que fiz, mas vou detalhar tudo por aqui. 

Testes de impressão que eu fiz:

  1. Impressão direto na fita de cetim: até dá para ler, mas ficou bem borrado, parecido com como se tivesse sido escrito com caneta hidrocor, devido a tinta se espalhar e o tecido não absorver bem.
  2. Impressão em tricoline de algodão: impressão bastante nítida, 100% de aproveitamento!
  3. Engomando ou impermeabilizando o tecido após a impressão: a escrita borra levemente, perde a nitidez, veja a imagem abaixo. Concluí que não compensa deixar para engomar após a impressão, o ideal é fazer essa preparação antes.
  4. Imprimir em tecido ou fita de cetim previamente engomada: a fita de cetim mesmo engomada não absorve bem a tinta, fica um aspecto ruim, com a tinta bem espalhada. Já o tricoline engomado, aceita perfeitamente a tinta, semelhante ao resultado da impressão em papel.
tecido engomado após impressão com texto levemente borrado
Tecido engomado após a impressão, a imagem fica levemente borrada. (Ignorem os riscos avermelhados, foram feitos por minha criança de 2 anos com um giz de cera!) 

Conclusão dos testes 

Para usar como etiqueta, o melhor resultado é, sem dúvida, a impressão em tricoline previamente engomado.

Além de garantir uma impressão nítida e com 100% de aproveitamento, o tricoline engomado proporciona uma superfície uniforme que absorve perfeitamente a tinta, resultando em etiquetas de tecido de alta qualidade. 

A engomagem prévia também evita que as pontas desfiem após o recorte das etiquetas, garantindo uma aparência profissional e durabilidade ao produto final. 

Portanto, para obter etiquetas de tecido com aparência e desempenho impecáveis, a impressão em tricoline engomado é a escolha ideal.

Passo a passo para fazer etiquetas de tecido personalizadas em casa

Acredito que esse tutorial funcione para qualquer impressora jato de tinta comum. Lembre-se de fazer um teste antes de imprimir em seu material final! 

  • Passo 1- Preparação do Tecido: Faça uma goma com Termolina Leitosa: Misture uma porção de cola branca, uma porção de água e meia porção de álcool para engomar o tricoline. Molhe o tecido nessa mistura e torça de leve para retirar o excesso. Estenda o tecido em um varal e deixe secar totalmente.
  • Passo 2- Prepare uma base para impressão: Você pode usar qualquer folha que tenha uma gramatura maior para sustentar o tecido, mas eu recomendo que use uma folha de plástico de uma pasta L. Recorte no tamanho de uma folha A4 e aplique uma fina camada de cola permanente em um dos lados. A cola permanente pode ser substituída por fita adesiva dupla face. 

  • Passo 3- Recorte e Fixação do Tecido:  Recorte o tecido engomado cerca de 2 cm menor que uma folha A4 e cole-o na base de plástico. Use fita adesiva ao redor das bordas para mantê-las bme presas à base. 

  • Passo 4- Prepare seu arquivo de impressão: essa é a dificuldade de quem não manja de e edição. Há diversos modelos editáveis no canva, eu recomendo permanecer no que for mais simples. Fiz minhas etiquetas monocromáticas mesmo e ficam perfeitas para diversos tipos de acessórios. Na dúvida ou dificuldade em criar uma arte para etiqueta permaneça no básico, faça algo simples e tenho certeza que será bastante útil. Lembre de deixar uma margem maior que 2 cm para que as etiquetas sejam impressas corretamente no tecido. 

  • Passo 5- Imprimir: Após seguir essas etapas, imprima, espere a tinta secar por alguns minutos e está pronto para usar! 

Seguindo essas etapas e prestando atenção aos detalhes, você pode criar suas próprias etiquetas de tecido com aparência profissional usando uma impressora a jato de tinta doméstica.

Dicas extras:

✓ Configure a impressão para papel fotográfico brilhante em alta qualidade. 

✓ Cole as etiquetas nas peças com cola quente ou cola de silicone fria.

✓ Tricoline é um tecido de 100% algodão, não sei se um tecido misto vai dar certo. Acredito que outros tipos de tecido de algodão também sirvam bem para fazer etiquetas impressas em casa.

✓ Teste de Impressão: Antes de imprimir no tecido, faça um teste em papel comum para verificar alinhamento e cores.

Outras formas de se fazer etiquetas personalizadas em casa 

Há diversas tecnologias de estampas para tecidos. Uma que eu testei há muito tempo atrás e não curti o resultado foi o papel transfer para jato de tinta. 

Não sei se erro foi meu de não saber como usar ou se o material que era de má qualidade (não lembro a marca) mas não deu certo de jeito algum, perdi todas as as folhas em testes mal sucedidos. 

Obtive sucesso fazendo minhas etiquetas com impressão em dtf. 

Fazendo etiquetas em casa com DTF 

Ano passado eu adquiri uma Brother scanncut de uma artesã que estava saindo da papelaria criativa para se deixar ao DTF. Eu nunca tinha ouvido falar nesse termo e fui pesquisar. 

Me encantei por esta tecnologia e suas possibilidades, eu poderia escrever um artigo inteiro só para falar do DTF. 

Mas para não enfadar, vou resumir aqui minhas descobertas:

  • Funciona em tecidos sintéticos e de algodão.

  • Alta qualidade de imagem e definição 

  • Resiste até 100 lavagens, então desgasta com o tempo, mas convenhamos que ainda é muito interessante.

  • Diferente da sublimação que praticamente não muda a estrutura do tecido, o dtf deixa uma camada de poliamida presa ao tecido, mas o toque é macio, não muito leve nem muito pesado. 

  • É acessível (barato!!!) 

Você pode criar sua estampa, qualquer imagem ou texto, mandar imprimir e aplicar voce mesmo com um ferro de passar. 

Onde comprar etiquetas sublimadas para artesanato? 

Vou sugerir alguns links de fornecedores bem avaliados na Shopee. 

Os links são de afiliados, o que significa que se você fizer uma compra através deles eu vou ganhar uma comissão (±3%), mas isso não quer dizer que estou sendo patrocinada por alguma loja ou marca, todas as opiniões que eu dei neste artigo foram baseadas em minhas próprias experiências. 

Confira na Shopee: Etiquetas de cetim 0,6mm x 2,5cm 400 unidades com 9% de desconto! Somente R$32,00.


E aí, gostou dessa dica? Deixe aqui nos comentários! 

Bruvi Ateliê é o nome que uso nas peças que vendo, é fácil me achar nas redes sociais por esse nome, embora eu não publique muito...

Postado em 30/06/2023 e atualizado em 13/05/2024.

Gostou? Deixe um comentário! ;)

Quer falar com a gente? Comente aqui!

Postagem Anterior Próxima Postagem