Aprenda a fazer suas próprias etiquetas personalizadas para artesanato!

 
Aprenda a fazer etiquetas de tecido impressas em casa
Aprenda a fazer etiquetas de tecido impressas em casa, usando impressora jato de tinta comum

Esses dias notei que minhas etiquetas de cetim estavam chegando ao fim. Da última vez que comprei foi para por em umas gravatas borboleta, e o fornecedor que fez pra mim era de uma empresa local aqui em Miracema.

Atualmente estava usando para dar acabamento em gargantilhas de flor, dessas que estão na moda inverno deste ano de 2023 e estou vendendo bem pela Shopee.

Ainda prefiro o acabamento das etiquetas de cetim pois acho mais refinadas para meus acessórios de luxo. Mas confesso que me deu canseira de mandar fazer depois que consegui um jeito de imprimir em casa com um acabamento decente!

Meu forte não é laços, mas se fosse, conseguiria usar minhas etiquetas caseiras tranquilamente, ficaram tão boas que resolvi contar aqui como fazer!


Imprimindo etiquetas direto em tecido na impressora de casa


Obs. Sempre teste seu material antes, não faça para valer na primeira tentativa!


Na correria que estava não parei para tirar fotos do passo a passo, nem dos resultados dos testes que fiz, mas vou resumir aqui. Lembrando que minha impressora é Canon G2060 com tinta corante original de fábrica. Tintas pigmentadas podem dar um resultado diferente, por isso sempre faça um teste antes de usar seu material definitivo.

Impressão direto na fita de cetim: até dá para ler, mas ficou bem borrado, parecido com como se tivesse sido escrito com caneta hidrocor, a tinta se espalha, o tecido não absorve bem.

Impressão em tricoline de algodão: impressão bastante nítida, 100% de aproveitamento!

Engomar ou impermeabilizar o tecido após a impressão: a escrita borra levemente, perde a nitidez, veja a imagem abaixo. Então, concluí que não compensa deixar para envernizar ou engomar após a impressão, o ideal é fazer essa preparação antes.


tecido engomado após impressão com texto levemente borrado
Tecido engomado após a impressão, a imagem fica levemente borrada


Imprimir em tecido ou fita de cetim previamente engomada: a fita de cetim mesmo engomada não absorve bem a tinta, fica um aspecto ruim, com a tinta bem espalhada. Já o tricoline engomado, aceita perfeitamente a tinta, semelhante ao resultado da impressão em papel.

Preparando seu design para impressão de etiquetas de tecido


Quando se trata de criar suas próprias etiquetas de tecido, preparar o design é uma etapa crucial.

Primeiro, você precisa decidir sobre o design e as informações que deseja incluir nas etiquetas de tecido.

Considere a finalidade dos rótulos e a mensagem que você deseja transmitir. Seja o logotipo da sua marca, instruções de cuidado ou detalhes do produto, certifique-se de criar um design visualmente atraente e informativo. 

Em seguida, escolha um software de design com o qual você se sinta confortável e crie um novo documento com as dimensões adequadas ao tamanho da sua etiqueta.

Quando o design estiver pronto, é hora de pensar no tipo de tecido em que você imprimirá.

⚠️Antes de imprimir, faça um teste de impressão em um papel comum para verificar o alinhamento e as cores do seu design. Isso permitirá que você faça os ajustes necessários antes de imprimir no tecido. 

Quando estiver pronto para imprimir no tecido, coloque-o na impressora de acordo com as instruções do passo a passo no tópico a seguir.

Quando a impressão estiver concluída, deixe as etiquetas de tecido secarem completamente antes de manuseá-las ou cortá-las. 


Passo a passo para imprimir etiquetas em casa. 

  • Prepare o tecido com Termolina Leitosa: Uma porção de cola branca, a mesma porção de água e meia porção de álcool. Esta receita de termolina leitosa é suficiente para engomar o tricoline e impedir que as pontas fiquem desfiando após recortar suas etiquetas. Estenda o tecido em um varal e deixe secar totalmente.
  • Prepare uma base para impressão. Você pode usar qualquer folha que tenha uma gramatura maior para sustentar o tecido, mas eu recomendo que use uma folha de plástico de uma pasta L. Por aqui essas pastas custam menos de 2 reais. 

  • Recorte no tamanho exato de uma folha A4. Uma pasta rende duas bases no tamanho A4.

  • Numa das bases passe uma fina camada de cola permanente e deixe secar bem. A cola permanente pode ser substituída por fita adesiva dupla face.

  • A outra base servirá de proteção dessa camada de cola para poder guardar!

  • Recorte o tecido engomado cerca de 2 cm menor que uma folha A4. 

  • Cole o tecido na base de plástico, passe fita adesiva ao redor das bordas do tecido. Esse cuidado é para proteger a impressora de qualquer fiapo agarrar nas engrenagens e causar um prejuízo evitável. 

  • Agora é só imprimir, esperar secar e usar!
Seguindo essas etapas e prestando atenção aos detalhes, você pode criar suas próprias etiquetas de tecido com aparência profissional usando uma impressora a jato de tinta doméstica.

Dicas extras:

✓ Configure a impressão para papel fotográfico brilhante em alta qualidade. 

✓ Cole as etiquetas nas peças com cola quente ou preferencialmente cola de silicone fria.

✓ Tricoline é um tecido de 100% algodão, não sei se um tecido misto vai dar certo. Acredito que outros tipos de tecido de algodão também sirvam bem para fazer etiquetas impressas em casa.

E aí, gostou dessa dica? Deixe aqui nos comentários! 

Bruvi Ateliê é o nome que uso nas peças que vendo, é fácil me achar nas redes sociais por esse nome, embora eu não publique muito...

Gostou? Deixe um comentário! ;)

Alguma dúvida? Ficaremos felizes em ajudar!

Postagem Anterior Próxima Postagem