Está procurando uma receita caseira para engomar tecidos para flores? Temos aqui a receita ideal para tecidos sintéticos como cetim, organza, oxford, voil, etc.


Hibisco flor de tecido engomado



Para que serve a goma, para que engomar tecidos?

A goma serve para endurecer o tecido, o tecido engomado é ideal para fazer flores de tecido onde se pretende usar um frisador. Engomar tecido é importante para que as flores não percam o formato ou para que as bordas não desfiem. Essas flores servem para arranjos de cabelo, arranjos decorativos, forminhas de doces finos e etc.

Qual é a melhor goma para engomar tecidos sintéticos? É esta receita super prática que passo logo abaixo. O mais legal é que você pode fazer e guardar, não precisa ter medo de perder material que esta receita não estraga fácil! 


Receita de goma leve para tecido sintético

  • 35gr de cola de isopor
  • 200ml de álcool 92°

Obs. Se for usar um tecido pesado ou se seu trabalho exigir uma goma mais forte diminua a quantidade do álcool, por exemplo, use 35gr de cola para 150ml de alcool, ok? Ok!

Modo de preparo e dicas:

Basta misturar bem e a goma caseira está pronta! Guardar numa embalagem plástica bem fechada, o próprio frasco da cola é perfeito para armazenar, apenas faça um rótulo chamativo para não haver confusão na hora de usar!

Validade da goma caseira

Com base em minha experiência pessoal, esta goma tem validade indeterminada, isso mesmo! Eu costumo engomar pequenas quantidades de tecido para fazer detalhes, tenho aqui 200 ml de goma que misturei há mais de dois anos estão ainda na consistência ideal!


E se o tecido for de algodão? 

A goma cola de isopor até serve, mas não é o ideal para engomar tecidos de algodão. Para tecidos de fibras naturais como tricoline, linho ou juta, experimente nossa receita de termolina leitosa caseira.





Como usar a goma para engomar tecidos

Neste tópico vou dar algumas dicas de como engomar tecidos.

Se for engomar pequenas partes de tecido apenas molhe aos poucos o tecido, faça isso no quintal ou dentro do tanque (onde a cola possa pingar sem causar prejuízos!). Estenda o tecido em um varal e deixe secar naturalmente. Após secar se estiver muito amassado você pode passar a ferro, se não estiver muito amassado e for usar um frisador não é necessário passar, é só cortar e frisar!

Se for engomar grandes peças de tecido, use um recipiente grande (como uma bacia, tabuleiro, etc) que comporte bem o volume do tecido, de preferência de inox ou alumínio, deite a goma no recipiente e mergulhe o tecido até que esteja todo molhado, retire o excesso da goma sem torcer, apenas escorra um pouco e estenda num varal para secar.

Se for engomar cores diferentes de tecido, comece pelas cores mais claras e deixe as mais fortes por último, se ao final do processo a goma não estiver manchada você pode reaproveitar o que restar guardando no pote novamente.

No varal não deixe que o tecido molhado de goma encoste em outros tecidos, pois pode causar manchas difíceis de tirar, ok?

A goma costuma escurecer um pouco as cores do tecido, se determinada cor for importante para você, na dúvida compre vários tons do tecido e faça testes antes de realizar o trabalho definitivo.

Espero que essas dicas te ajudem a fazer lindos trabalhos, se ficou alguma dúvida deixe nos comentários!

Um abraço, Bruna!


Flor de tecido Hibisco Moana

Ps. Essa linda florzinha foi feita para uma bebê de um aninho em seu aniversário da Moana Baby, o quê vcs acham, cabe um tutorial?

Gostou? Deixe um comentário! ;)

Alguma dúvida? Ficaremos felizes em ajudar!

Postagem Anterior Próxima Postagem