Não consegue cortar pequenos detalhes em feltro?

foto de monstrinho de feltro recortado pronto para receber costura


Já cansou de desperdiçar material ou desistiu daquele projeto lindo porque não consegue cortar bem o feltro? Calma, nem tudo está perdido! Com a técnica certa você conseguirá fazer qualquer coisa com feltro!

Estas dicas são muito simples, mas certamente farão toda a diferença para quem está começando. Quem nunca se interessou por um lindo projeto de pocket feltro e ficou se perguntando, como é possível cortar isso a mão?

Existem projetos tão perfeitos que realmente tendemos a crer que a artesã ou artesão usou máquinas de corte ou de costura especiais para aquilo, como as máquinas de cnc a laser ou cortadores tipo calandra, etc. Mas geralmente, o que torna o resultado especial é a técnica e a experiência de quem produziu aquela peça.

Tente novamente!

Então primeiramente tenha em mente que o artesanato exige dedicação, não espere acertar de primeira e nunca compre material a conta, um pouco de desperdício faz parte do aprendizado, mesmo os profissionais mais experientes por vezes precisam descartar algo que deu errado e começar de novo. Então se você é principiante, não se martirize muito por isso, apenas tente novamente.

Use a ferramenta certa!

Eu mesma já perdi algum tempo tentando cortar partes pequenas de feltro com uma tesoura de costura comum e percebi que era uma tarefa ingrata. Simplesmente não é possível! Para cortar partes realmente pequenas você vai precisar de uma tesoura de precisão, dessas pequenas, com ponta fina e que esteja muito bem amolada.



tesoura de precisão para corte de feltro

Use fita adesiva!

Normalmente em partes grandes eu costumo alfinetar o molde de papel no tecido ou feltro, quando a peça é pequenina no molde alfinetar é impossível. Então só resta duas opções, riscar o molde no tecido ou penas recortar ao redor no papel e colar no feltro com fita adesiva transparente, e a segunda opção é a que eu recomendo por facilitar e muito o trabalho! 

Dicas para cortar feltro


1. Prenda o molde ao feltro com fita adesiva (durex) daquele mais largo.

recortes de molde sobre feltro preso na mesa com fita adesiva


2. Vire as bordas da fita para dentro ou apare os excessos.


cortando pequenos pedaços ou apliques de feltro

cortando pequenos pedaços ou apliques de feltro


Dicas para cortar duas partes de uma vez 


1. Prenda o molde ao feltro com fita adesiva larga.

feltro cmo molde colado cm fita adesiva sobre a mesa

2. Cole as pontas da fita no verso do feltro e use o grampeador para ajudar a prender o molde ao tecido. 

feltro com fita adesiva bordas coladas

3. Não se preocupe, ao final do corte o feltro não ficará com marcas dos grampos mas também não exagere na quantidade de grampos, 3 ou 4 já serão suficientes para manter o molde fixo enquanto você corta ao redor.
feltro preparado para o corte e grampeador ao lado


4. Corte cuidadosamente.

cortando o monstrinho de feltro com tesoura de precisão

 Veja como as bordas ficam perfeitas ao remover os grampos e restos de fita adesiva.

peças do monstrinho de feltro recortado



Corte perfeito, e uma peça pronta para ser costurada.

peças do monstrinho de feltro recortado pronto para receber costura


Gostou do monstrinho? Vou disponibilizar o molde futuramente!

Com essas dicas você certamente você aprendeu as técnicas necessárias para saber como cortar pequenos pedaços ou apliques de feltro. Agora é só ir lá, imprimir alguns moldes e gastar algum tempo adquirindo experiência em cortar feltro! Espero ter te encorajado e te inspirado a trabalhar com este material tão versátil! Faça lindos projetos e compartilhe comigo no Pinterest! 

Gostou? Deixe um comentário! ;)

Alguma dúvida? Ficaremos felizes em ajudar!

Postagem Anterior Próxima Postagem