O que você precisa saber antes de comprar sua máquina de cortar fita

Aqui você encontrará algumas dicas de coisas que você precisa saber antes de comprar sua máquina de cortar fita à quente. Há diversas marcas e modelos de maquininhas no mercado, não sabe qual comprar? Para te auxiliar nesta empreitada vou deixar algumas dicas a seguir:



1- O que eu quero fazer? 

Tenha em mente o que você quer fazer. Pesquise e salve fotos dos modelos de acessórios que você quer fazer, é importante para comprar sua máquina com os acessórios certos.  

2- Acessórios 

Sabendo o que você pretende fazer, escolha os acessórios necessários e dê preferência a vendedores que tenham tudo que você precisa no mesmo anúncio. Alguns vendedores montam anúncios com os acessórios que os clientes pedem, então pergunte sempre! 

Eu não faço nada com fuxicos, então optei por não comprar o kit de argolas para fuxico ainda que isso tenha me causado uma dorzinha no coração no momento da compra, essas argolas nunca me fizeram falta em anos que tenho minha máquina! Então não tenha medo de comprar somente o que pretende usar, contudo vou recomendar a compra de um ou dois kits de moldes.

Não abra mão de um bom kit de moldes, o molde de círculos e da flor camélia de 6 ou 8 pontas são os mais úteis na minha opinião, no mínimo o molde das camélias que servem para diversos modelos de flores e garanto que tem muita utilidade. 
A cola permanente é fácil de se encontrar em papelarias e armarinhos então não é obrigatório que tenha essa cola no seu kit de acessórios.
O alicate frisador é muito útil para diversos usos, em algum momento perdi o meu mas consigo me virar com um kit de pinças desses baratinho mesmo.

3- Altura e distância das hastes

A altura das hastes varia de 4 a 10 cm. Se pretende usar moldes do tipo régua uma haste maior pode ser mais útil, mas é possível realizar o corte com a máquina mais baixa sem problemas, a mais alta apenas será mais confortável. Consigo cortar flores usando o molde de 10 cm em minha máquina com haste de 4cm tranquilamente, mas com moldes de 11 ou 12 cm já sinto alguma dificuldade.
Sobre a distância das hastes, o espaço do fio aquecido que é onde fazemos os cortes, a minha máquina te 5,5cm e nunca me fez falta um espaço maior. Uma máquina com espaço maior de repente servirá para duas pessoas trabalharem ao mesmo tempo, mas como creio que não seja o caso da grande maioria de artesãs recomendo que não se preocupe muito com isso. O espaço menor é até mais econômico pois você terá menos desgaste de fio de corte e o fio durará por mais tempo.


4- O fio de corte

Algumas máquinas vem com alguns fios de reserva. E quanto mais você usar sua máquina mais fios de corte vai gastar. Funciona mais ou menos assim. Quanto mais tempo ligado e com a fricção do molde no fio o seu fio vai desgastando e afinando até o momento que irá se romper, rompendo ele deixa de incandescer e logicamente apaga. Desligue sua máquina da tomada e faça a troca, para trocar você precisará do auxílio de uma chave de fenda, na falta de uma, toda cozinha tem uma faquinha que faça as honras! 
Quanto tempo dura o fio? Não existe uma resposta exata, depende de alguns fatores como a qualidade do fio, o desgaste pelo molde (principalmente se a artesã tem mãos pesadas), mas posso dizer que corto cerca de 500 pétalas da camélia até que o fio se rompa, então não precisa se preocupar com isso se for iniciante.
Se eu ficar sem fio, onde compro mais? Na loja de materiais de construção, leve o fio arrebentado e peça ao vendedor para te deixar ver as resistências de chuveiro que tenham o fio com espessura mais próxima. Podem comprar sem medo de ser feliz que dá certo! Ou pelo mercado livre busque por fio de níquel cromo, espessura entre 0,4 e 0,6 mm vai servir, geralmente é mais barato que a resistência de chuveiro e tem a vantagem de não precisar desenrolar, a desvantagem é pagar o frete, mas eu acho que vale a pena.


Então acho que aqui reuni as informações mais importantes, qualquer dúvida deixe um comentário! Beijinhos e que Deus abençoe a todos nós!

Comentários