Presépio de parede e estrelas para imprimir


Que tal essa inspiração incrível de decoração de natal faça você mesmo?! Aprenda como fazer um presépio de papel na parede usando silhuetas e estrelas de papel. Uma decoração simples e sustentável que vai encantar seus convidados e familiares!

Como eu já disse antes nesse blog, história é uma de minhas paixões e se você for uma pessoa curiosa como eu, vai gostar de saber um pouco sobre a origem dos presépios nas decorações de natal.

1. A tradição dos presépios nas decorações de natal:

O presépio é uma representação tradicional que remonta ao século XIII, creditada a São Francisco de Assis. Ele criou o primeiro presépio vivo em 1223, usando pessoas e animais para recriar o nascimento de Jesus em Belém.

Com o passar do tempo, essa representação ganhou diversas formas e materiais, tornando-se uma peça central nas decorações de Natal ao redor do mundo.

O presépio simboliza a simplicidade, humildade e o verdadeiro significado da época natalina, relembrando o nascimento de Jesus Cristo e convidando as pessoas a refletirem sobre o espírito de amor e compaixão que o Natal representa.

Algo que muito me incomoda, é a presença dos reis magos em presépios. Um equívoco na minha opinião. 

Os Três Reis visitaram Herodes antes de encontrar o menino Jesus. Herodes com ciúmes das notícias do nascimento do Rei dos judeus, mandou que voltassem para lhe contar quando encontrassem o menino. Após isso, Herodes mandou matar todos os meninos nascidos em Belém e arrqaedores, de dois anos para baixo (Mateus 2.16). 

Logo, se algo na história dos reis magos fez Herodes acreditar que as crianças de até dois anos deveriam morrer, é possível que a idade do bebê Jesus se encaixasse nesse intervalo.

O fato é que nos relatos bíblicos, os pastores que estavam por perto e foram os primeiros a visitar Jesus após o nascimento (Lucas 2.7-17). Outro fato é que os reis magos, tendo estado ou não na estrebaria, são figuras que acrescentam beleza aos presépios e tem um significado muito importante na história do nascimento de Jesus. 

Imagem de inspiração para presépio de parede
Imagem de inspiração para presépio de parede. Foto: Pinterest/ Reprodução.


2. Passo a Passo: Criando seu Presépio de Papel na Parede:


Materiais Necessários:

- Papel cartão preto ou papel fotográfico: Para as silhuetas.

- Papel cartão metalizado: Destinado às estrelas.

- Barbante ou fio de nylon: Para colar as estrelas.

- Cola quente, fita adesiva ou fita dupla face: Para fixar as figuras.

- Ferramenta de recorte: Tesoura pequena ou estilete de precisão para detalhes.

- Moldes impressos das silhuetas do presépio: baixe no final desta página.

- Moldes impressos de estrelas de tamanhos diversos:  baixe aqui nosso arquivo com moldes de estrelas de vários tamanhos.

Instruções:

1. Preparação dos Moldes: Comece imprimindo os moldes das silhuetas e das estrelas em papel cartão preto e papel metalizado, respectivamente.

2. Recorte das Figuras: Utilize a tesoura pequena ou o estilete de precisão para recortar cuidadosamente as silhuetas e as estrelas conforme os moldes.

3. Varal de estrelas: Estique o barbante ou nylon sobre a superfície lisa de uma mesa ou mesmo no chão. Disponha sobre ele as estrelas com cerca de 10cm de distância uma das outras, cole com cola quente ou fita adesiva.

4. Montagem na Parede: Com os varais de estrelas já montado, e as silhuetas também já recortadas, posicione tudo na parede de acordo com sua preferência. Use a cola quente ou a fita dupla face para fixar firmemente cada peça, garantindo que o presépio ganhe vida no espaço desejado.


3. Dicas de Personalização e Variações:

Caso não queira usar papel cartão para as figuras em silhueta, imprima em papel fotográfico de gramatura 180 ou superior. Dependendo da qualidade da impressão, as figuras podem desbotar se expostas ao sol (isso acontece com a tinta corante da minha Canon jato de tinta). Se sua tinta também for corante,  opte por cortar as figuras em papel cartão para uma maior durabilidade.

Use luzes pisca-pisca de Natal, para adicionar um brilho extra ao seu presépio de papel.

Experimente variar as cores e tamanhos das estrelas metalizadas para criar um efeito visual dinâmico e personalizado.


4. Silhuetas de papel para imprimir


Baixe aqui seu presépio de papel para imprimir:

Presépio de parede para imprimir
Imprimir em tamanho A4, imprimir em página inteira.


Ao investir tempo e carinho na elaboração de cada detalhe, somos lembrados da importância de momentos feitos à mão e da magia que eles trazem para nossas celebrações. 

Que este presépio, com suas silhuetas e estrelas, sirva como um lembrete do verdadeiro significado do Natal: amor, união e renovação.

Se você se inspirou e criou seu próprio presépio de papel, adoraríamos ver sua obra-prima! Compartilhe suas fotos e experiências nas redes sociais usando a hashtag: #nataldiydecor
E junte-se a nós na celebração da criatividade e do espírito natalino. E para mais ideias e inspirações, continue acompanhando nosso blog. 

Feliz Natal e boas festas! 

Gostou? Deixe um comentário! ;)

Alguma dúvida? Ficaremos felizes em ajudar!

Postagem Anterior Próxima Postagem