A Catrina é uma das figuras mais populares da Festa do dia dos mortos Mexicana. Você já deve ter visto alguma caveira mexicana decorada com muitas cores e flores por aí nesta época do ano.


$ads={1}
Hoje 02 de Novembro é dia de finados aqui no Brasil, mas no México, o Dia dos Mortos é uma celebração de origem indígena, que honra os falecidos. Começa no dia 31 de outubro e vai até o dia dois de novembro, coincide com as tradições católicas do Dia dos Fiéis Defuntos e o Dia de Todos os Santos.

Além do México, também é celebrada em outros países da América Central e em algumas regiões dos Estados Unidos, onde a população mexicana é grande. Em razão de sua importância para a cultura mundial, Día de los Muertos foi eleito, em 2003, pela Unesco, Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade.

Durante o Dia de los Muertos, as pessoas costumam sair às ruas com fantasias ou maquiagens de caveiras mexicanas, principalmente entre as mulheres, representando a personagem de La Catrina, a "Dama de la Muerte" – o esqueleto de uma mulher da alta sociedade, que lembra as pessoas sobre a personagem se trata de um esqueleto de mulher usando um chapéu distinto da alta sociedade do início do século XX e figurativamente faz uma crítica social ao lembrar que as diferenças sociais não significam nada diante da morte.

O molde da máscara Catrina pode ser impressa em papel cartão e preso com elástico, ou se preferir pode usar o molde abaixo para fazer uma máscara Catrina de feltro e decorar com tinta para tecido que vai ficar ainda mais legal.


Molde máscara Catrina


Se preferir pode usar o molde base da máscara e fazer outras decorações, deixo abaixo algumas imagens com ideias para decorar sua máscara Catrina.

mascara catrina
Freepik



Máscara Catrina decorações
Freepik


Variedade de caveiras de Catrina coloridas Vetor Premium
Freepik


Coleção de padrão colorido mÃo desenhada di­a de muertos Vetor grátis
Freepik


Máscara Catrina decorações
Freepik

$ads={2}

Postagem Anterior Próxima Postagem