DIY Minisoft box caseiro

Eu dependo de boas fotos para vender meus produtos pela internet. Buscar soluções de fotografia com preço acessível é algo intrínseco¹ na minha pessoa. Criei uma relação de amor com a luz natural, mas no inverno além de os dias serem menores a incidência de luz natural é bem menor. Então nesses dias iluminação artificial para fotos se tornou uma necessidade.


Criei uma relação de amor com a luz natural, adoro fazer fotos fora de casa, mas sempre na sombra. As fotos com luz solar direta não ficam boas para mim, tem que ser luz indireta numa quantidade que dentro de casa não chega e ultimamente nem fora de casa nesse inverno. Minha casa é pequena e cercada por casas maiores, no inverno além de os dias serem menores a incidência de luz natural é bem menor. Então nesses dias iluminação artificial para fotos se tornou uma necessidade.




A primeira opção de quem produz acessórios é sempre o mini estúdio, pensei em comprar pela internet ou importar do Ebay ou aliexpress, mas antes resolvi experimentar a ideia para ver se funcionaria ou não para mim.

Pois bem, a primeira difuculdade que tive foi com o tamanho da caixa que escolhi, era larga mas não muito alto, 60 de largura x 40 altura x 30cm de profundidade. Eu tive uma dificuldade enorme de enquadramento nas fotografias que fiz com ela e a questão da iluminação também foi um problema. eu ainda precisaria de duas luminárias uma de cada lado, cheguei a considerar comprar uma daqueas fitas de leds mas acabei desistindo da ideia e parti para as softboxes.

Segui um tutorial como este da foto a seguir e fiz duas caixas enormes que me deixaram feliz com o resultado, o único problema delas é o tamanho, são enormes. Mas elas possibilitaram fotos de objetos maiores e a dificuldade de enquadramento acabou de vez!

A dinâmica de se usar softbox em vez de mini estúdio é bem simples, uma de cada lado, um pedaço de madeira ou tecido ou qualquer material que você considere apropriado como fundo para seu acessório e pronto, faça fotos de frente, de cima, dos lados, bem mais fácil de se conseguir bons resultados.

https://semisweetdesigns.com/2012/09/19/diy-food-photography-lighting/

food-photography-setup-on
https://semisweetdesigns.com/2013/04/15/diy-reversible-wood-table-top-tutorial/


Para resolver a questão do espaço eu fiz mini softboxes usando potes de sorvete:





Este é o resultado das fotos feitas usando esses mini softboxes:





Tutorial em vídeo a quem interessar possa:





¹intrínseco adjetivo 1. que faz parte de ou que constitui a essência, a natureza de algo; que é próprio de algo; inerente. 2. que é real; que tem importância, significação por si próprio, independentemente da relação com outras coisas. 



Comentários

ads*